O Rizoma está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Educação de qualidade

Ao promover o ensino de habilidades socioemocionais e o reforço na área de alfabetização, o Rizoma contribui para o aumento da igualdade de oportunidades crianças e adolescentes a uma educação de qualidade. Em todas ações, são encontrados valores como respeito e igualdade e aplicados princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Os participantes são encorajados a agir conforme os valores e princípios do projeto, e atuam no entorno de forma a construírem autoconfiança e diversas outras habilidades importantes para que possam ser agentes de transformação de seu meio.

Igualdade de gênero

O Rizoma desenvolve atividades com foco no ensino de competências como: empatia, cooperação, pensamento crítico, construção de relacionamentos positivos. Com isso, garantimos que meninas e meninos, mulheres e homens, se tratem com respeito e igualdade. Além disso, estudos já comprovaram a correlação de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e diminuição de violência, abuso infantil, gravidez precoce e também estão correlacionados à promoção de igualdade de gênero. Reconhecemos a importância da autonomia das mulheres, incentivando que isso ocorra através da contratação de funcionárias para diferentes cargos.

Redução das desigualdades

Ao ter como foco de atuação crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo educação socioemocional de qualidade, o Rizoma promove a diminuição de desigualdade e a inclusão social. Além disso, as ações realizadas pelo projeto são, sempre que possível, pautadas pelo incentivo à economia local. Reformas ao espaço utilizam recursos e mão de obra da comunidade, são priorizadas contratações de moradores da região, e contratações e formação de jovens auxiliares residentes do entorno.

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle